quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Exposição da AAS sobre o jornal Record


Exmo. Senhor Provedor do Leitor do Jornal “Record”

A Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS vem por este meio solicitar a sua melhor atenção e intervenção aos factos que se vêm verificando na actividade do órgão de comunicação social no qual desempenha funções de Provedor.

Segundo o seu Estatuto Editorial, o Record “é independente de clubes, associações, partidos ou crenças religiosas, e rege-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção em cumprimento com “a Lei de Imprensa, o Estatuto do Jornalista e as orientações definidas pela Direcção do jornal.” Estatuto Editorial esse que, a nós, não nos surpreende dado o papel importante do v/ jornal na divulgação da história do Desporto Nacional. É precisamente por tal Estatuto que muito nos surpreende e lamentamos determinadas peças editoriais do jornal, designadamente quanto ao seu conteúdo.

Compreendemos que, sendo o jornal “Record” uma entidade privada cujo objecto último deverá ser o lucro, não menos verdade será a prossecução dos fins a que um orgão de comunicação social deverá privilegiar, tais como a apresentação de factos de forma rigorosa e isenta para o público.

Não acreditando que a Direcção do jornal “Record” ou mesmo a Administração do Grupo Cofina entendam que todos os meios justificam os fins, certamente convirá que o título “Triunfo justo mas com boa ajuda do árbitro” é em larga medida abusivo pela diferença de tratamento que é dado quando em comparação com os outros dois grandes. Na verdade, e sem entrar em análises casuísticas sobre qualquer eventual erro técnico do árbitro em questão, tal título não só desvirtua a verdade como denota, de forma até algo perigosa, outro tipo de intenções que nos recusamos acreditar provirem de um jornal com tamanha história.

Com efeito, raras não foram as partidas em que os erros de arbitragem foram determinantes para o sucesso de outros clubes e nesses mesmos momentos, o jornal Record não tomou semelhante iniciativa de noticiar, com tal destaque, a benéfica intervenção do juiz da partida.

Estamos em crer que a História do Sporting Clube de Portugal, o seu papel incentivador do Desporto em Portugal, a sua intervenção social e o prestígio que a Organização transmite ao País merece, de V.Exas, muito maior cuidado e atenção.

Certos de que este lapso editorial encontrará eco junto do Provedor do Leitor e que servirá para melhorias futuras no jornal, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.

Saudações Leoninas,

Comité Executivo,

Associação de Adeptos Sportinguistas

Sem comentários:

Enviar um comentário